sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dicionário Baianês.

Alex,meu professor de atendimento ao cliente do curso de cabeleireiro, falou que nós não podemos falar gírias de maneira nenhuma quando estivermos falando com um cliente.A aula foi super engraçada.Como eu passei anos morando em outros estados,Maranhão,Macéio,Natal e minha familia é toda de Recife, na fala eu trago coisas desses lugares.Então eu pensei: Ah,eu quase nem falo muita gíria bahiana! É??Então,dando uma olhadinha no dicionário Bahiano...Vocês não sabiam que nós temos até dicionário?Pois temos!Eu percebi que estava completamente enganada! Vocês já conversaram com um bahiano?Entenderam alguma coisa?Eu estou colocando o nosso dicionário e todos que eu coloquei o asterisco são os que eu falo.Mas tem muito mais coisas,nós costumamos falar ´´ôxe,oxente,vixe ´´para tudo e esse ´´nós´´vocês podem trocar por ´´agente´´.Fica assim: ´´ Agente costuma falar´´. Horrível né?! Mais é assim que nós costumamos falar.No caso essa frase fica assim: ´´Mais é assim que agente fala´´.Tem palavras que já estão tão infiltradas, como ´´abestalhado,abusar´´,que falamos normalmente sem perceber que é gíria,por isso que eu não tinha noção o quanto eu falava de gíria.Eu pensava que essas palavras eram usadas em qualquer estado.Eu estava enganada! É, definitivamente eu estou lenhada!!!

Dicionário de Baianês
A
Abrir o gás -Se mandar, ir embora.
*Abusar - Perturbar, encher o saco.
*Amassado (roupa) - Amarrotado
*Armengue - Improviso, gambiarra; pessoa ou coisa feia, mal ajambrada.
Avexado - Apressado
Azuretado - Invocado, pu-to da vida
B
Baba - Racha, pela-da (de futebol)
Bisaga - dobradiça
Boca-de-zero-nove - Lugar de se dar mal.
Boiado - Cansado.
Bozó - Despacho de macumba
Breado - Sujo, melado, ******
*Bulir - Mexer, tocar ( Não bula ai menino!)
C
*Cacetinho - Pão de sal pequeno ( 50g)
Califon - Sutiã, porta-seios
*Campado – Fu-dido ( tô campado )
*Cão chupando manga - Diz-se de alguém bom em alguma coisa.
Chamar cachorro de Cacho - Estar totalmente bêbado não pronunciando mas as silabas finais das palavras
*Chupa Molho - Carne de segunda com osso
Chupeta - Sola, (no futebol)
*Comer água - beber ( bebidas alcoólicas)
D
*De botuca - Olhando, corujando
*De hoje - Expressão que significa "Há muito tempo" (Ex. de hoje que eu tô aqui esperando)
Dentiqueiro - Dente siso
*Desencher - Esvaziar
*Desmentir - Contundir, destroncar ( Ex. ele desmentiu o braço)
E
*Emborcar - Virar de cabeça ou de boca pra baixo.
*Em comunicação - Quando a linha telefônica está ocupada
*Em dias - O mesmo que "em dia"
Encruado - Ressecado, que não se desenvolvou normalmente.
Engrisilha – Ro-lo, coisa enrolada, confusão.
*Esmóler - Mendigo
Estrompado - Cansaço em excesso.
F
*Farda - Uniforme escolar
Fazer a força - Consertar(remendar) o pneu furado
*Fazer enxame - Juntar gente, fazer estardalhaço.
Fazer o balão - Fazer o retorno ( no trânsito)
*Filar aula - Matar aula
G
Gaia – Chi-fre ( relativo a corno)
Gaitada - Risada alta - gargalhada
Garapa - Qualquer refresco muito doce
*Gás - Querosene
*Guaraná - Qualquer refrigerante (Ex. Dê-me um guaraná de limão ai!)
H
Humilhante - Ônibus
I
*Invasão - Favela
J
Jante - Roda de carro
Jogar um barro – *****, defecar
L
*Lapiseira - Apontador de lápis
*Lenhado - Em má situação, em má estado ( ******)
*Leso -Bobo. Ele é todo leso.
M
*Magoar - Voltar a machucar um lugar já machucado
Mais eu - Comigo ( Ex. Você vai mais eu?)
Mais nunca - Nunca mais
*Mangar - Gozar, sacanear ( Ex. Você está mangando de mim)
*Massa! - legal! Jóia.
*Misse - Grampo de cabelo
Morcegar - Andar pendurado atrás do ônibus.
N
*Na mão grande - Algo feito com poucos recursos, na marra, vias de fato, briga.
*Na tora - Á força, obrigado.
*Nigrinha - Alguém de baixo nível.
Nó-cego - Pessoa complicada
O
Obrar – Ca-gar
*Ozadia - Impertinência, atrevimento
P
*Papeira - Caxumba
*Passadeira - Travessa de cabelo. Diadema
*Passado - estragado
Patapata - Escova de cabelo ( daquelas que se enfia o dedinho)
*Peba - Tapa na testa, chinfrim não original, matuto; de má qualidade, ordinário.
*Pegar o boi - Conseguir algo com facilidade e se dar bem.
*Picar a por-ra - Bater, dar pancada ( Ex. Vou lhe picar a ***** ouviu?)
Pilha - Lanterna
Pixote - Alguém fraco em alguma coisa.
*Pó - Talco
*Pocar - Furar, estourar a bola ou o balão ( Ex. A bola pocou!)
*Pongar - Pegar carona, embarcar na idéia de alguém, pegar ônibus ou trem em movimento.
*Porreta - Legal, do cacete, gente fina.
Portador - Quem pega ou leva criança na escola.
Q
Quartinho - Banheiro, geralmente no colégio
*Quebrado - Estragado, com qualquer defeito.
R
*Retado – Bom em alguma coisa, aborrecido, pu-to. (Ele é um jogador retado! (bom de bola, uma espécie de adjetivo).
Ratear - Falhar o motor do carro
Roncha - mancha roxa no corpo
Róscofi - Relógio
Ruma - monte, quantidade
S
*Saído - Aquele que gosta de aparecer.
Sargaço - Algas marinhas
*Se armar - Se dar bem
*Se arrombar - Se dar mal
*Se lenhar - Se dar mal
*Se picar - Se mandar, ir embora
Serrar - Filar cigarro, tomar emprestado qualquer coisa.
*Sinaleira - Sinal de trânsito
Socorro - Estepe, Pneu sobressalente do carro.
*Sombreiro - Sombrinha de praia, guarda-sol
T
*Tá de boi - Menstruada
Tá de calundú - Estar zangado, na bronca
*Tabaréu - Caipira
Toba - ânus
Torar - Arrebentar, cortar
U
*Unheiro - Unha inflamada nos cantos
V
*Vara - Pão de sal ( 200g)
*Virado no cão - Muito pu-to da vida
Volta - Cordão ( jóia)
X
Ximbar - Se fu-der, se dar mal, perder a oportunidade
*Xôxa - Sem graça, insípida
Z
Zambeta - De perna torna ( pra dentro)

Veja mais:
http://ibahia.globo.com/salvador/diciona…



3 comentários:

Simplesmente Luísa disse...

Demais!!! Super cultura isso! Muito bom!
Beijosss

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Nossa, eu não sabia desse dicionario, cada termo engraçado hehhee. Obrigada das visitas , bjs Leila

Soll* disse...

Oi Licia.
Me diverti aqui com esse dicionário! rss
Bem legal.
Beijo.
Soll